Quem somos

Nossa
história

Uma Casa longe de casa para crianças e adolescentes de todo lugar que enfrentam o tratamento contra o câncer, hemopatias e anomalias craniofaciais.

Nossa História

A história da Casa Ronald McDonald Campinas começa com a fundação da Associação de Pais e Amigos da Criança com Câncer e Hemopatias (APACC) em 1992.

Criada por um grupo de mães que possuíam casos de câncer na família, a organização tinha como objetivo oferecer apoio a outras pessoas em situação similar, incluindo a oferta de hospedagem, alimentação e transporte.

Desde o início das atividades, a APACC mantém parceria com o Hospital Boldrini e com a Unicamp para o encaminhamento das crianças e adolescentes em tratamento, feito pelo Serviço Social do Hospital.

Graças ao excelente trabalho prestado à sociedade, a associação recebeu a certificação de Casa Ronald McDonald, em 2010, que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento. Dessa forma, a unidade de Campinas (SP) se uniu a outras seis casas certificadas no Brasil e mais de 300 existentes no mundo.

Atualmente, a Casa Ronald McDonald Campinas tem capacidade para atender 112 pessoas, sendo 56 pacientes (crianças ou adolescentes em tratamento) e 56 acompanhantes. Além disso, a instituição oferece acompanhamento social a fim de possibilitar êxito no tratamento do câncer infantojuvenil e doença de sangue.

Em 2023, a Casa Ronald McDonald Campinas firmou uma parceria com o Hospital Sobrapar, referência mundial em cirurgias reparadoras do crânio e da face, para acolher seus pacientes, aumentando assim sua área de abrangência e sendo a primeira Casa Ronald McDonald do Brasil a acolher outras patologias.

Além disso, a parceria entre a Casa Ronald McDonald Campinas e o Hospital das Clínicas da Unicamp foi renovada e ampliada, para que outras patologias, além do câncer infantojuvenil, também pudessem ser atendidas.

Ao unir forças com essas três instituições – Boldrini, Sobrapar e Hospital das Clínicas –, a Casa Ronald McDonald Campinas se compromete a fornecer todo o apoio necessário para que as famílias que enfrentam situações difíceis relacionadas à saúde possam passar por esse momento com amor, compaixão e esperança.