Instituto Ronald:

A história do Instituto
Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos, 100% mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas, que se concentra em ajudar crianças e adolescentes, antes, durante e depois do tratamento contra o câncer. Fundado em 8 de abril de 1999, o Instituto beneficia, anualmente, milhares de crianças e jovens que precisam de apoio.

Mais de 3 milhões

Cerca de 1.750

7 Casas Ronald's pelo Brasil

de crianças e adolescentes beneficiados diretamente em todos os programas

projetos de 108 instituições contemplados de norte a sul do Brasil

Ao todo são 7 Casas Ronald em todo o Brasil

A história do Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos que nasceu em 1999 para promover a saúde e o bem-estar de crianças, jovens e famílias em tratamento contra o câncer infantojuvenil no Brasil. Para contribuir com o aumento das chances de cura da doença, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), já representa a primeira causa de morte na faixa etária de 01 a 19 anos no país, o Instituto trabalha promovendo:

Estruturação de hospitais especializados;
Hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais;
Capacitação de profissionais e estudantes de saúde;
Sensibilização de profissionais da educação básica para realizarem o diagnóstico precoce;
Disseminação de conhecimento sobre a causa e incentivo à adesão a protocolos clínicos.

Além de contar com uma rede de instituições parceiras que atua com oncologia pediátrica de norte a sul do Brasil, o Instituto Ronald faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países. Entre os programas coordenados globalmente pela RMHC, estão a Casa Ronald McDonald, que é voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes, e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento.

No Brasil, o Instituto conta ainda com outros dois programas locais – Atenção Integral e Diagnóstico Precoce –, que reúnem ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil e são mantidos com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas.